A Teologia do
Pacto quebra a ordem dos eventos
proféticos. Exceto, talvez, pela vinda do Senhor e pela condenação final dos
ímpios no lago de fogo, ela nos diz que as profecias do Antigo Testamento e do
livro de Apocalipse já se cumpriram! Portanto não existiria um período de sete
anos de Tribulação por vir, nenhum Armagedom etc.!
Outro exemplo
dessa confusão é a ideia de que quando o Senhor vier, o Arrebatamento e a
Manifestação ocorreriam ao mesmo tempo. Todavia as Escrituras indicam que isso
é impossível, já que existem muitas coisas que devem ocorrer entre o
Arrebatamento e a Manifestação. O Senhor deve primeiro nos levar para a casa do
Pai (Jo 14:2-3), e nos fazer assentar à Sua mesa e nos servir com felicidade
celestial (Lc 12:37). Ele irá então assumir Seu lugar no Tribunal de Cristo e
revisar a vida de cada um (2 Co 5:10, etc.). Depois disso haverá um tempo de
adoração ao redor do trono no céu, e lançaremos nossas coroas aos Seus pés (Ap
4-5). Em seguida acontecerão as bodas do Cordeiro (Ap 19:7-8) e então a ceia
que se segue (Ap 19:9). Essas coisas seriam impossíveis de acontecer no curto espaço
de tempo que a interpretação da Teologia do Pacto sugere.
Além disso, se a
vinda do Senhor para julgar “os vivos e
os mortos” (2 Tm 4:1; 1 Pe 4:5) ocorresse no final do reino de Cristo,
quando a Igreja tivesse supostamente convertido o mundo todo a Deus, quem
dentre os vivos seria julgado nessa ocasião?
Traduzido de “A Dispensational or a Covenantal Interpretation of Scripture - Which is the Truth?”, por Bruce Anstey publicado por Christian Truth Publishing. Traduzido por Mario Persona.