Davi é um tipo
de Cristo. Ele era o rei de Israel por direito (1 Sm 16:13), mas Absalão se
levantou e por meio de seus estratagemas
levou a nação a rejeitar a Davi. Do mesmo modo Satanás levou os judeus a
rejeitarem a Cristo (Jo 8:44; Lc 22:53). Em rejeição, Davi deixou a cidade de
Jerusalém e a terra da Judeia cruzando o ribeiro de Cedrom, indo a “um lugar distante” (2 Sm 15:17). Isso
representa o Senhor suspendendo temporariamente suas tratativas com Israel e
voltando ao Seu Pai (Jo 16:28). Durante o tempo da rejeição de Davi muitos
gentios se identificaram com ele (2 Sm 15:18-22; 17:27-29). Isso nos fala da fé
que tem sido encontrada entre os gentios nos dias de hoje durante o chamado da
Igreja (At 13:48; 15:14; 28:28; Ef 2:11-13). Seguir a Davi, que foi rejeitado,
significa terem de compartilhar de sua rejeição (2 Sm 15:22-17:29). De modo
similar, o Senhor disse: “Se o mundo vos
odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim... Se a mim me
perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também
guardarão a vossa.” (Jo 15:18, 20).
Davi aguardou
por sua oportunidade de retornar a Jerusalém e colocar as coisas em ordem em
Israel. Chegou o momento quando aconteceu uma grande batalha, e os homens de
Davi venceram os homens de Absalão, e Absalão foi morto e seu corpo lançado “numa grande cova” (2 Sm 18:17). Isso é
uma figura de Satanás sendo lançado no “abismo”
(Ap 20:1-3). Enquanto se preparava para retornar à terra de Israel, Davi enviou
mensageiros diante de si para provocar o povo tendo em vista o fato de que
estava para retornar (2 Sm 19:13). Isso é uma figura dos mensageiros do
Evangelho do Reino sendo enviados pelo Senhor para pregar à nação, anunciando
que o Rei está voltando (Mt 10:23; 24:14). Isso “moveu o coração” dos “homens
de Judá” e fez com que eles pedissem que Davi voltasse: “Volta tu com todos os teus servos” (2
Sm 19:14). Isso ilustra a fé do remanescente judeu em um dia vindouro que irá
clamar, “Volta-Te, Senhor, livra a minha
alma” (Sl 6:4; 80:14; 90:13 etc.).
Traduzido de “A Dispensational or a Covenantal Interpretation of Scripture - Which is the Truth?”, por Bruce Anstey publicado por Christian Truth Publishing. Traduzido por Mario Persona.