Deus prometeu
abençoar os gentios por meio de um chamado evangelístico (Is 42:1-8; 49:3-8;
52:7; 55:1-5). Os teólogos do Pacto nos dizem que aquela promessa está se
cumprindo hoje no chamado do Evangelho da Graça de Deus (At 20:24). As
passagens do Novo Testamento que usam para tentar provar isso são Atos 13:46-47,
2 Coríntios 6:2 e Romanos 10:15.
ATOS 13:46-47
— “Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se
vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos
julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; porque o
Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas
para salvação até os confins da terra.”
Paulo e Barnabé
estavam pregando o evangelho da graça de Deus aos judeus e prosélitos gentios
em Antioquia da Pisídia. Mas quando os judeus rejeitaram a mensagem, Paulo
citou Isaías 49:6, discernindo daquela passagem o que ele e Barnabé deveriam
fazer naquela situação — o objetivo era alcançar os gentios com aquela mensagem
de graça.
Os teólogos do
Pacto nos dizem que Atos 13:47 seria o cumprimento de Isaías 49:6 pois esta
passagem é citada em Atos. Todavia, como já mencionamos, existe uma regra geral
de que quando uma profecia do Antigo Testamento se cumpre no tempo do Novo Testamento o texto diz que é isso que
está acontecendo. Todavia, não existe tal declaração em Atos 13:47. Dizer que
se trata de um cumprimento da profecia quando o Espírito Santo não faz menção a
isso é violar um dos princípios básicos de interpretação bíblica. Além disso,
Isaías 49:6 não está falando de evangelistas cristãos recebendo um chamado para
pregar o Evangelho da Graça de Deus aos gentios, e nem está falando do
remanescente de judeus fiéis que no futuro receberão um chamado para pregar o
Evangelho do Reino aos gentios. Um exame atento da passagem mostrará que ela
tem a ver com uma palavra de encorajamento ao Senhor Jesus quando Ele foi
rejeitado por ocasião de Sua primeira vinda (Is 49:4-5). Quando os judeus O
rejeitaram, Deus prometeu a Jesus que em um dia futuro Ele não apenas seria
recebido pelos “preservados”, que constituirão
o remanescente de judeus, mas também pelas dez “tribos de Jacó”. E mais que isso, o Senhor seria uma bênção para
milhões de “gentios” que seriam
introduzidos no reino nessa ocasião. (Ap 7:9). A passagem em Isaías indica que
os judeus e as dez tribos devem ser restauradas ao Senhor antes que a bênção à qual Isaías estava se referindo em conexão com
os gentios fosse realizada por eles. Isso obviamente ainda não aconteceu. Isso
mostra que o que Isaías estava dizendo não poderia ser a mesma coisa que está acontecendo
hoje na pregação do Evangelho da Graça de Deus. O chamado atual é algo
diferente, ainda que esteja alinhado com o modo de proceder de Deus. É por isso
que Isaías é citado aqui em Atos 13.
Traduzido de “A Dispensational or a Covenantal Interpretation of Scripture - Which is the Truth?”, por Bruce Anstey publicado por Christian Truth Publishing. Traduzido por Mario Persona.