Nas três
manifestações finais do Senhor ressurreto no Evangelho de João encontramos
outra figura dos desígnios dispensacionais de Deus. A primeira destas cenas aparece no
cenáculo ou andar superior (Jo 20:19-23; At 1:13; 20:8). Trata-se da cena que
representa a assembleia cristã. Observamos nelas diversos elementos que
identificam o verdadeiro cristianismo:
- Eles estão congregados “no primeiro dia da semana” (Jo 20:19; At 20:7; 1 Co 16:2).
- Eles mantêm sua separação dos judeus (Judaísmo) — “cerradas as portas” (Jo 20:19; Hb 13:10).
- O Senhor foi visto “no meio” (Jo 20:19; Mt 18:20).
- Ele ministrou “paz” e felicidade a eles (Jo 20:19; 1 Ts 1:6).
- Eles foram comissionados a pregar o evangelho — “Eu vos envio a vós” (Jo 20:21; Lc 24:47).
- Eles receberam o “Espírito Santo”, por meio do qual estavam conectados com o Senhor em vida ressurreta (Jo 20:22; 1 Ts 4:8).
- Eles receberam poder para “perdoar” e para “reter” pecados na esfera administrativa (Jo 20:23; 1 Co 5:4, 12-13; 2 Co 2:6-11).
Após oito dias o Senhor apareceu mais uma
vez no meio dos Seus e mostrou Suas mãos e Seu lado a Tomé, dizendo a ele: “Não sejas incrédulo, mas crente” (Jo
20:27). De maneira similar o Senhor aparecerá para o remanescente de judeus e
mostrará a eles as marcas do Seu sofrimento e morte. Deus irá então derramar
sobre eles “o espírito de graça”,
e eles olharão para Ele, “a quem
traspassaram” (Zc 12:10; Jo 19:37). Quando Tomé viu a evidência da morte do
Senhor, exclamou a Ele: “Senhor meu, e
Deus meu!” (Jo 20:28). O remanescente de judeus fiéis no futuro irá
reconhecer o Senhor da mesma maneira, dizendo, “Eis que este é o nosso Deus, a
quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor” (Is 25:9).
A
terceira cena ocorre no mar de
Tiberíades. Trata-se de uma figura do remanescente de Israel sendo restaurado
ao Senhor, e então sendo usado para levar bênção às nações gentias durante o
Milênio (Jo 21:1-25). Ela começa com Pedro e os discípulos que foram pescar no
mar, e passam pela experiência de testemunharem do poder e graça do Senhor
manifestados a eles por meio de uma enorme quantidade de peixes. Trata-se de
outra figura da manifestação do Senhor aos judeus em Sua vinda. Então eles,
assim como João aqui, dirão: “É o
Senhor!” (Jo 21:7a; Is 25:9). E, assim como Pedro, que se lançou ao mar
para chegar até o Senhor, o remanescente será atraído ao Senhor (Jo 21:7b; Os
6;1). “Os outros discípulos”, que são
uma figura do remanescente das dez tribos, seguiram Pedro até onde o Senhor
estava. Eles trouxeram com eles “a rede
cheia de peixes” que haviam tirado do mar. Isto é uma figura da conversão
dos gentios no início do Milênio (Ap 7:9; Is 60:1-16; Zc 8:23). O número de
peixes que havia na rede era de “cento e
cinquenta e três” (Jo 21:11). É interessante e significativo que a espécie
humana aparentemente foi dividida em 153 tribos e povos e nações, como está registrado
nos primeiros capítulos de Gênesis. Mas aqui vemos uma figura de todas aquelas
nações e tribos sendo colocadas sob o domínio do Senhor (Sl 47:9; Zc 2:11).
Então
o Senhor restaurou publicamente a Pedro e o comissionou para um trabalho a ser
feito com Suas ovelhas (Jo 21:15-19). Isto nos fala do Israel restaurado sendo
usado pelo Senhor para apascentar e ensinar as nações (Is 2:3; 61:6). Prefigura
também a obra de Israel no dia milenial.
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Traduzido de “A Dispensational or a Covenantal Interpretation of Scripture - Which is the Truth?”, por Bruce Anstey publicado por Christian Truth Publishing. Traduzido por Mario Persona.