Mais uma vez o
Senhor é visto sendo rejeitado pelos judeus que tentavam apedrejá-lo até a
morte (Jo 10:19-38). “Ele escapou-se de
suas mãos, e retirou-se outra vez para além do Jordão” (Jo 10:39-42). Longe
deles, muitas pessoas creram nele e foram abençoadas. Esta é apenas mais uma
figura do Senhor interrompendo suas tratativas com Israel por causa da
incredulidade e rejeição deles. É significativo que Ele tenha permanecido
naquele lugar por “dois dias” (Jo
11:6). Como já foi observado, isto nos fala do atual tratamento do Senhor para
com a Igreja nos últimos dois mil anos (Sl 90:4; 2 Pe 3:8).
No capítulo 11
Lázaro é visto na condição de morte. Trata-se de uma figura da condição de
Israel como nação aos olhos de Deus (Ez 37:1-2). Maria e Marta em sua aflição
representam o fiel remanescente judeu no dia vindouro que irá clamar pela vinda
do Senhor (Sl 6:3-4 etc.). Após “dois
dias” o Senhor foi ao lugar onde Lázaro estava e o ressuscitou. Esta é uma
figura do Senhor voltando a tratar com Israel no futuro — sua ressurreição
nacional (Ez 37:3-14; Dn 12:2-3). Quando o Senhor chegou até Lázaro, nos é dito
que este estava morto há “quatro dias”
(Jo 11:17, 39). Isto sugere que toda a história de Israel aos olhos de Deus —
desde o tempo de Abraão até o presente — tem sido essencialmente uma história
de desconexão com o Senhor. Abraão viveu cerca de dois mil anos antes de
Cristo. Daquela época até a segunda vinda de Cristo (Sua manifestação) para
ressuscitar Israel seriam aproximadamente quatro mil anos, ou “quatro dias”.
No capítulo 12,
após Lázaro ter sido ressuscitado, o Senhor subiu a Jerusalém e os gentios (“gregos”) aproximaram-se dele (Jo
12:12-22). Naquela ocasião as multidões clamavam: “Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor”, e “eis
que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta”. Trata-se de
uma figura do Milênio, quando Israel e as nações gentias irão de bom grado
reconhecer a Cristo como o Rei (Zc 2:11; Sl 47:9).
A ordem dispensacional nestes capítulos é clara:
- Capítulo 10 — A formação do “um só rebanho” no cristianismo.
- Capítulo 11 — Israel é restaurado, conforme a figura da ressurreição de Lázaro.
- Capítulo 12 — O Senhor cavalga até Jerusalém como o Messias, enquanto os gentios buscam conhecê-Lo.
Traduzido de “A Dispensational or a Covenantal Interpretation of Scripture - Which is the Truth?”, por Bruce Anstey publicado por Christian Truth Publishing. Traduzido por Mario Persona.