A DISPENSAÇÃO DA PLENITUDE DOS TEMPOS
A
terceira grande dispensação ainda é
futura; trata-se da “Dispensação da Plenitude
dos Tempos” (Ef 1:10). Esta será uma designação especial de Deus para com
os homens durante o reino público de Cristo no Milênio — o reino de mil anos de
Cristo. Naquele dia o remanescente de Israel restaurado e muitas nações gentias
desfrutarão de uma porção terrenal de bênção sob Cristo e a Igreja. A
administração de toda aquela esfera estará nos céus, encabeçada por Cristo e
pela Igreja por sobre a terra. Isto está indicado em Efésios 1:10 na expressão “no Cristo”. Geralmente, quando nos
escritos de Paulo o artigo “o” é
colocado antes de “Cristo” (como em “no
Cristo”) isto indica a união mística entre Cristo, a Cabeça, e os membros
de Seu corpo (1 Co 12:12-13). [N. do T.: A passagem de Efésios 1:10 na versão Almeida traz
“em Cristo”, mas o correto seria “no Cristo”, como aparece na versão de
J. N. Darby e na tradução literal de J. N. Young].
O
que é notável acerca destas três dispensações (ou administrações) da casa de
Deus é que existe uma notável diferença entre a Dispensação do Mistério e as
outras duas que vêm antes e depois dela. A Dispensação da Lei e a Dispensação
da Plenitude dos Tempos são administrações que têm a ver com povos terrenos,
enquanto a Dispensação do Mistério, encaixada entre as outras duas, é uma
administração envolvendo uma companhia celestial de pessoas — a Igreja. A ordem
dessas administrações no tempo são como as três partes de um “Biscoito Oreo”
recheado. As duas dispensações externas (como se fossem as duas partes externas
do biscoito) são administrações relacionadas à terra, enquanto a dispensação do
meio (o recheio no exemplo do biscoito) pertence ao povo celestial. A verdade é
que quanto mais estudamos a Dispensação do Mistério, mais iremos ver o quão
diferente ela é das outras duas.
Como
já foi mencionado, a Dispensação do Mistério é uma vocação celestial
intercalada que tem a ver com a Igreja. No momento atual as tratativas de Deus
com a nação de Israel estão suspensas e, por meio do evangelho da Sua graça,
Deus está chamando os crentes para fora, para fazerem parte da Igreja. Depois
Deus voltará a tratar com Israel e introduzirá na bênção um remanescente de
todas as doze tribos, juntamente com as nações gentias que serão abençoadas sob
Israel no reino milenial de Cristo. Portanto, uma mudança ocorreu nas maneiras
dispensacionais de Deus agir, da Lei para a Graça ministrada agora no Mistério.
Haverá ainda outra mudança, do Mistério para o Reino, quando vier a Revelação
ou Manifestação de Cristo.
Disto
aprendemos que Deus não tem apenas o propósito de ter um povo abençoado com
Cristo na terra naquele dia vindouro da glória do reino, mas que também deseja
ter um povo abençoado com Ele no céu.
Traduzido de “A Dispensational or a Covenantal Interpretation of Scripture - Which is the Truth?”, por Bruce Anstey publicado por Christian Truth Publishing. Traduzido por Mario Persona.